terça-feira, 27 de setembro de 2011

O PICO EM CHAMAS

FOGO NA NATUREZA

TODO ANO É A MESMA COISA, FOGO NO PICO DO JARAGUÁ,  CHEGA A ÉPOCA DO CALOR , DA PRIMAVERA E O INCÊNDIO COMEÇA, PARECE BRINCADEIRA MAS NÃO TEM UM ANO SEQUER QUE O PICO NÃO PEGOU FOGO.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A ARTE NA ESCOLA

Foto EMEF Estação Jaraguá

RINO MANIA EM ESCOLA DO JARAGUÁ

Em setembro, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), localizado na capital paulista, será ponto de partida para uma mania que promete impactar o cenário cultural da cidade: a Rino Mania.
a exposição reunirá, durante um mês, 60 esculturas de rinocerontes pintadas por artistas, que participaram de uma seleção pública realizada na rede social Facebook. Foram selecionados 75 projetos dos 151 recebidos. Distribuídas em pontos estratégicos, a intenção é transformar o visual da cidade em uma savana urbana colorida, levando o inusitado da arte e sofisticação para o dia a dia da população.
Arte e educação são os princípios que movem o projeto. Ao final, ocorrerá um leilão cujos recursos serão destinados para projetos com foco em educação ambiental e preservação da vida selvagem.

A grande oportunidade que este projeto gerou foi a participação de crianças de escolas da rede municipal, que puderam mostrar seus talentos artísticos, montando seus próprios rinocerontes. Uma destas escolas foi a EMEF Estação Jaraguá, onde  uma turma que  esbaldou com a criação de um ruminante. Estão de parabéns as crianças talentosas que participaram, a Duratex e o governo de São Paulo, por uma idéia tão criativa e divertida ao mesmo tempo!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

UMA ESTAÇÃO NOVA NO JARAGUÁ

Após vários meses sem qualquer notícias a respeito das obras das novas estações de trem do Jaraguá e Vila Aurora, obtive novas  informações sobre o andamento dos projetos.
A estação de Vila Aurora, que também fica na Linha 7 – Rubi, entre as estações de Jaraguá e Perus é a que está ‘mais adiantada’ das duas novas estações. Essa estação, que segundo constava no site da CPTM, deveria estar em operação desde o final de 2010, sofreu atrasos para a entrega devido ao não cumprimento de etapas da obra por parte do vencedor da licitação, o Consórcio Estacon-Hersa.
Com o não cumprimento, o contrato foi rescindido e assinado novamente com o segundo colocado da licitação, a Construtora Heleno Fonseca, que assumiu o valor restante da obra, de R$26 milhões, já descontando o valor executado pelo Consórcio Estacon-HersA
Agora, o novo prazo de entrega da estação Vila Aurora é para o final de 2012 e a previsão é de que a estação acrescente à linha cerca de 10 mil novos passageiros, cuja demanda diária já é de 400 mil usuários.
A acessibilidade à nova estação será algo de destaque, a exemplo das recentes estações entregues pela CPTM. Os acessos as plataformas serão por meio de escadas rolantes, fixas e elevadores. Haverá rotas táteis, comunicação em braile, sanitários públicos e para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bilheterias blindadas, circuito fechado de TV, sistema de detecção e combate a incêndio e SSO (Sala de Supervisão Operacional), responsável pela supervisão dos sistemas da estação. A estação também terá um sistema de captação de águas pluviais para reuso. Além disso, vai dispor de bicicletário. Na parte externa, a CPTM executará trabalhos de paisagismo e adaptações nos viários de acesso.
Quanto à nova estação de trem do Jaraguá, a obra ainda não prazo definido para começar a sair do papel. A expectativa é que, se não houver nenhuma paralisação administrativa ou judiciária no processo licitatório, as obras tenham início no primeiro semestre do ano que vem.
A estação será feita vizinha à atual estação Jaraguá, que hoje é tombada pelo patrimônio público. Quando a nova estação estiver concluída, a atual será desativada. Não há, ainda, informações do destino de uso para o então imóvel tombado.
No momento, os técnicos da CPTM trabalham para concluir a documentação técnica que permitirá a publicação do edital, que está previsto para o segundo semestre. Pelo que se tem do projeto atual, a estação não contempla um estacionamento, mas assim como a estação Vila Aurora, essa deve dispor de bicicletário gratuito.